quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Parabéns, Poeta Manoel de Barros


Uma pequena homenagem pelo aniversário de 96 anos do grande poeta Manoel de Barros.

Arte e poesia com a simplicidade de um menino.

Manoel de Barros é tudo de bom e mais um pouco, é a simplicidade que eu gostaria de ser.

O poeta Manoel de Barros completou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, 95 anos de idade. Nasceu em Cuiabá (MT) no Beco da Marinha e mudou-se para Corumbá (MS). Atualmente mora em Campo Grande (MS). É advogado, fazendeiro e poeta.


"Eu tinha vontade de fazer como os dois homens que vi sentados na terra escovando osso. No começo achei que aqueles homens não batiam bem. Porque ficavam sentados na terra o dia inteiro escovando osso. Depois aprendi que aqueles homens eram arqueólogos. E que eles faziam o serviço de escovar o osso por amor. E que eles queriam encontrar nos ossos vestígios de antigas civilizações que estariam enterrados por séculos naquele chão. Logo pensei de escovar palavras. Porque eu havia lido em algum lugar que as palavras eram conchas de clamores antigos. Eu queria ir atrás dos clamores antigos que estariam guardados dentro das palavras. Eu já sabia também que as palavras possuem no corpo muitas oralidades remontadas e muitas significâncias remontadas. Eu queria então escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma. Para escutar os primeiros sons, mesmo que ainda bígrafos. Comecei a fazer isso sentado em minha escrivaninha. Passava horas inteiras, dias inteiros fechados no quarto, trancado, a escovar palavras. Logo a turma perguntou: o que eu fazia o dia inteiro trancado naquele quarto? Eu respondi a eles, meio entresonhado, que eu estava escovando palavras. Eles acharam que eu não batia bem. Então eu joguei a escova fora."

Manoel de Barros

2 comentários:

  1. Parabéns ao poeta Manoel de Barros, lembro que em uma destas datas festivas, organizamos um ato para ele aqui em São Paulo, ele não pode comparecer, mas via telefone mantivemos contato, onde fez os agradecimentos pela homenagem. Foi um belo ato, mais belo ainda é completar 95 anos e estar lúcido e transparente, característica de Manoel de Barros

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a admirar este ícone da literatura matogressense. Incrível sua arte e magia de escrever e criar sentidos.

    ResponderExcluir

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.