quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cida Vieira Esculturas

Por volta de 1999, chega em Marechal Deodoro, Alagoas, o artesão Soço com sua família vindos da cidade de Boca da Mata. Cidade tradicionalmente conhecida pelas esculturas em madeira do velho Manoel da Marinheira onde Soço adquiriu sua técnica. Sua esposa Rita Aparecida Rosendo Vieira, conhecida por Cida, inicialmente se limitava a ajudá-lo complementando suas peças de bichos entalhados em troncos de jaqueiras até que o destino a separou do marido que veio a falecer pouco tempo depois da chegada na cidade.


Cida e Anderson, seu filho, deram continuidade ao trabalho pelo amor ao ofício e como forma de sobrevivência. Cida Vieira foi se libertando das imposições e quebrando aos poucos os grilhões que a prendiam a seus mestres e foi fugindo das repetidas peças artesanais com a marca registrada do ofício de Boca da Mata. Hoje, Cida pode ser conhecida não simplesmente como uma artesã que domina o entalhe na madeira, mas como uma verdadeira artista que utiliza a escultura como seu veículo de expressão.

Suas obras e de seu filho podem ser apreciadas e adquiridas em sua loja/atelier na AL-101 Sul, próximo ao trevo da Praia do Francês.
Contato: (82) 3260-1257.
vieira.arte@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.