quarta-feira, 9 de abril de 2014

Stonehenge

Stonehenge está localizado no condado inglês de Wiltshire, a mais ou menos 13 km de Salisbury no sul da Inglaterra. Esse enorme monumento tinha a forma de um circulo composto de grandes pedras, sendo um local pré-histórico conhecido no mundo todo. Alguns arqueólogos sugerem que o inicio de sua construção, tenha-se dado por volta do de 3200 a.C. Cientistas acreditam que os fenômenos como os solstícios do Verão e do Inverno, eclipses, e outros, eram vistos ali e acredita-se que Stonehenge tinha a função de um observatório.


O site História da Arte mostra como Stonehenge foi construído.

Os maciços arcos de pedra da Planície de Salisbury aguardam o nascer do sol como vêm fazendo, dia após dia, há 4 mil anos. Erguem-se em silêncio vigilante, a cor escura em contraste com o céu cinzento. 

Stonehenge pode ser a maior maravilha do mundo pré-histórico. Com certeza, é um de seus maiores mistérios. O círculo foi deliberadamente alinhado com o nascer do sol do solstício de verão, o amanhecer do dia mais longo do ano. Como poderiam os Inícions primitivos ter colocado aqueles gigantescos blocos de pedra, pesando até 50 toneladas cada um, em suas atuais posições? E por que fizeram isso? 

Na Idade Média, o monumento de Stonehenge era explicado pelo poder da magia: Merlin, mago da corte do Rei Arthur, invocara as forças das enormes pedras da Irlanda. No século 19, as pessoas estavam presas à idéia dos druidas, sem atentar para o fato de que aqueles antigos sacerdotes celtas faziam os cultos em bosques de carvalhos sagrados, e não em templos de pedra. Sacerdotes barbados em vestimentas brancas celebrando o solstício de verão em Stonehenge constituem sua imagem mais duradoura. Continue lendo Aqui...

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.