segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Grandes Pintores: Toulouse-Lautrec

Dono de uma sensibilidade fora do comum, Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864 — Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901), foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês. Com o estilo que seria conhecido como Art Nouveau*, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes.


Paisagista fenomenal dedicou-se também aos interiores. Tinha um estúdio próprio, situação muito rara em sua época e passou a freqüentar o bairro boêmio de Montmartre em Paris, que tornaria célebre em sua obra. São suas mais famosas obras o "Moulin Rouge""Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos.

Depois de sofrer com o alcoolismo e com uma doença degenerativa faleceu prematuramente, aos 36 anos, no castelo de Malromé em Gironde.


*Art Nouveau é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à industria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910. Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico em cima do qual levará: o Art deco (1920-1940). 

O nome Art Nouveau é francês para “arte nova”, e é também conhecida como Jugendstil, em alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend. O Art Nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.