quinta-feira, 25 de junho de 2015

Folia de Reis é Arte e Muito Mais

Arte, Cultura, Cidadania, isso tem tudo a ver com Folia de Reis.

O respeito as tradições, a religião, a evangelização, também é parte integrante da Folia de Reis.

Preservar essa cultura não é somente um ato de cidadania, mas é também preservar a arte e a dignidade de um povo, que luta em condições muito difíceis, para manter essa tradição que atravessa o tempo.

Apoie a AGFORV - Associação de Grupos de Folias de Reis de Valença - RJ.
Preserve nossa cultura!
Compartilhe nossa Folia de Reis!
https://www.facebook.com/afoliasdereis


Aqui falo um pouco sobre a Bandeira da Folia de Reis e sobre o que ela representa para os foliões:

A bandeira  tem uma representação religiosa muito forte na Folia de Reis, por isso é tratada com muito respeito pelos foliões e pelas pessoas que a recebem em suas casas.

A Bandeira é carregada respeitosamente pelo Bandeireiro ou Alferes da Bandeira e é apresentada ao dono da casa, que lhe dará o donativo oferecido pela família.


"A Bandeira, chamada de "Doutrina", é feita de pano brilhante. Nela é colada uma estampa dos Reis Magos.Representa diretamente o menino Jesus. Constitui o elemento sagrado da Companhia e assim é tratada: beijam-na respeitosamente os moradores das casas visitadas, é passada com muita fé sobre as camas da residência e nunca pode ser colocada num lugar menos digno. Esse respeito perdura durante o ano todo, mesmo passada a época de Reis: na casa onde fica guardada, há orações periódicas diante dela. No universo cultural de nosso povo, a Bandeira é a representação dos três Reis; por isso, explicam os Mestres, ela deve ir sempre à frente pelos representantes dos pastores que seguiram os Reis Magos."

Chico da Folia, Presidente da AGFORV, aprecia uma 
Bandeira na exposição de máscaras de Folias, em Vassouras.

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.