quinta-feira, 16 de julho de 2015

Surgem as Primeiras Ferramentas

A industria como conhecemos hoje surge apenas em meados do seculo XIX, na Inglaterra. É a revolução industrial. Ela tem por finalidade transformar matéria prime em bens comerciais e usa para isso a força do homem, as máquinas e energia (vapor e Carvão). Mas antes disso, desde a pré-história o homem já vem desenvolvendo suas ferramentas, elaborando utensílios e armas mediante a transformação dos materiais que encontrava na natureza.

As primeiras ferramentas surgiram praticamente com os primeiros homens, a cerca de 2,5 milhões de anos. No começo elas eram improvisadas, pegava-se um pequeno pedaço de galho e introduzia-o em um formigueiro, para conseguir esse tipo de alimento e com uma pedra rompia-se uma noz.


Durante as tempestades raios caiam em árvores e provocavam incêndios. Nesse primeiro momento o homem se aproveita da natureza, e utiliza o fogo para se aquecer. Depois nota que se bater uma pedra contra outra pode conseguir chegar a forma desejada, fazendo com que ela tomasse outra forma. Com esse processo e com seu poder de observação, o homem vê que uma pedra batida contra outra produz faíscas e assim produz o fogo, e passa a não mais contar só com os incêndios.

Com o uso do fogo ele pode manipular a madeira e outras matérias primas; e com isso facilitar a fabricação de outros tipos de ferramentas. Esse é um passo importantíssimo para o ser humano, mostra sua supremacia sobre as demais espécies e facilita o surgimento de outras tecnologias.

fonte: http://www.semar.com.br/historiaferramentas.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.