quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A Arte de Velázquez

Artista preferido da corte do Rei Filipe IV de Espanha, Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, era filho de um fidalgo de origem portuguesa e foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599. Quando adolescente estudou arte com Francisco Pacheco e aprendeu muito de estudando a natureza.

Depois de seu casamento aos 19 anos de idade, Velázquez foi para Madri. Autor de pelo menos 100 obras de arte, teve o privilegio de se tornar cavaleiro da Ordem de Santiago, por ser fiel a coroa. Artista de técnica invejável, Velásquez é admirado por muitos críticos de arte.


fonte da imagem: pt.wikipedia.org

Velásquez tinha grande habilidade em fundir cor, luz, espaço e era conhecido como exímio pintor de retratos.  Alguns dos grandes pintores influenciados por ele são Francisco de Goya, Camille Corot, Gustave Courbet, Edouard Manet, e James McNeill Whistler. Apresento aqui três obras de arte do mestre: Auto-retrato, Crucificação de Jesus Cristo e a mais conhecida de suas obras, As meninas, cujo nome verdadeiro é A família de Felipe IV.


fonte da imagem: pt.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.