quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A Arte Grega do Teatro

Foi em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, que começou o Teatro Grego, um tipo de arte que percorreu séculos até os dias de hoje. Entre os séculos 6 a.C. e 5 a.C., o teatro grego teve seu apogeu, também chamado de "Século de Ouro", pela quantidade e variedade de espetáculos, que aconteciam nessa época. Foi o auge da cultura e da arte grega, nesse período o teatro grego era classificado como tragédia, comédia antiga e comédia nova.

Os gregos começaram a construir os primeiros teatros, partir do século VI a.C., todos eram ao ar livre aproveitando as encostas, por causa da inclinação onde seriam colocados os bancos, dando assim uma melhor visibilidade.

fonte da imagem: majots.wordpress.com

Os mais importantes teatros dessa época são: Teatro de Epidauro, o Teatro de Delfos, o Teatro de Dodona, o Odeon de Herodes Ático, o Teatro de Segesta, o Teatro de Siracusa e o Teatro de Dionísio. Em Éfeso, cidade situada na Ásia Menor, com uma população de 450.000 habitantes, foi construído uma grande obra de arte, o maior teatro do mundo, com capacidade para 25.000 espectadores.

fonte da imagem: www.filosofia.com.br

Alguns dos autores mais famosos dessa época: Ésquilo (cerca de 525 a.C. a 456 a.C.), Sófocles (496 a.C. a 406 .a.C.), Eurípides (485 a.C. a 406 a.C.), Aristófanes (447 a.C. a 385 a.C.) e Menandro (343 a.C. a 291 a.C.).

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.