quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comerciantes e a Rota da Seda

Texto de Victor S. Gomez

Oitocentos anos antes de Cristo os comerciantes traçaram as primeiras estradas para negociar suas mercadorias. A Rota da Seda era formada por várias estradas que ligavam a Ásia ao Mediterrâneo. Nessas estradas as caravanas traziam a seda da China, até o Oriente e a Europa. Parte dessa estrada era marítima e o percurso feito por embarcações oceânicas, e traziam não só seda, mas também diversos produtos, que se espalhariam pela Europa através do Mediterrâneo. Uma grande parte dessa estrada se expandiu até o Japão e formava a maior rota comercial do mundo antigo.


Milhares de caravanas cruzaram a Rota da Seda durante séculos, levando todo o tipo de mercadorias aos mais longínquos pontos da Ásia à Europa, chegando até a Suécia e além. Comerciantes de todos os tipos, artesãos, arquitetos, vendiam e trocavam de tudo, além de ensinar oficios e levar cultura para todos os lugares. Especiarias, armamentos, roupas, animais, bijuterias, e a mais pura seda, eram comercializadas com mais facilidade devido a luta incansável desses desbravadores comerciantes.


Foi o geógrafo alemão Ferdinand von Richthofen no século XIX, que denominou essas estradas como "Seidensrasse", que quer dizer, Rota da Seda, de grande importância para o surgimento e solidificação de grandes civilizações como: Egito Antigo, a Mesopotâmia, a China, a Pérsia, a Índia e até mesmo Roma. A Rota da Seda foi de substancial importância para fundamentar o mundo moderno.


Em março de 2013, o então Presidente da China, Xi Jinping, deixou claro sua intenção de recriar a Rota da Seda, uma importante estrada de integração social, uma tarefa bastante difícil, mas que seria de grande valia para aquela região. A Rota da Seda, foi um dos mais importantes corredores comerciais da história, e serviu para estimular o comercio causando o progresso de dois continentes, mais ou menos entre os anos 800 a.C até 1450 d.C.

Todos nós devemos muito aos comerciantes, que alicerçaram as bases da nossa civilização trabalhando na Rota da Seda através dos séculos, forjando assim o crescimento e desenvolvimento de grandes civilizações.

fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota_da_Seda
http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/2015/04/21/rota-da-seda/

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.