quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Surge a Escrita Cuneiforme

Surge em Uruk, mais ou menos no 3º milênio a. C. a linguagem escrita. Nessa época Uruk era uma cidade de edifícios monumentais e grande concentração de riquezas e tudo era registrado em tabuinhas de argila. Essas tabuinhas foram muito difíceis de serem traduzidas, pois elas possuíam mais 2.000 caracteres, que eram representados por por símbolos complexos e objetos que exprimiam sua forma real.  Foi muito usada na contabilidade e na administração comercial, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.


As tabuinhas de argila mediam 2,5cm de espessura. São chamadas de escrita cuneiforme, por serem desenhadas por um instrumento afiado em forma de cunha. Em Uruk foram achadas mais ou menos 3000 dessas tabuinhas. Formados por um complexo sistema de mais de 2.0000 sinais distintos, a escrita cuneiforme, era usada por artesãos e comerciantes, para controle de estoques e futuro comércio.

  Esse tipo de escrita foi desenvolvido, ao decorrer de um longo período, mas suas etapas continuam ainda hoje desconhecidas. Alguns desses sinais são representados por símbolos conhecidos, o que facilita sua compreensão. Uma cabeça e uma tigela sugerem a ação de comer, mas outros são mais complexos.


Supõe-se que essa língua era o Sumério, mas o que se sabe é que daí surgiu à escrita. Alguns pesquisadores acreditam que esses símbolos, foram sofrendo modificações até os dias de hoje. A letra “A” talvez no passado tenha sido a cabeça de uma vaca, que com o passar do tempo, teria sido colocada ao contrário, como nos dias de hoje.

fonte: 
Grande Impérios e Civilizações
Info escola

0 comentários:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.