quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O Comercio na Roma Antiga

Como era o comercio na antiga Roma

Roma alcançou a marca de 1 milhão de moradores durante a República, período que durou de 509 a.C. a 27 a.C. Maior cidade do mundo na época, era impossível que Roma não tivesse comerciantes. 

Minerva, deusa do comércio para os romanos, teria sido introduzida na época de Sérvio Túlio, devido a sua importância para o desenvolvimento futuro de Roma. Na maioria das casas romanas havia uma estatua da deusa Minerva, que era também considerada a deusa dos artesãos e dos trabalhadores.

O comércio do Império Romano era um setor de muita importância na economia na República, no início e durante a maior parte do período imperial. As legiões foram apoiadas pelo comércio, sendo parte de sua espinha dorsal. Os romanos eram homens de negócios e a longevidade de seu império foi em grande devido a suas relações comerciais.

Plebeus e libertos mantinham lojas ou barracas em mercados no centro de Roma em em bairros pobres.


O fórum comercial ou mercantil, chamado venálio (Forum Venalium), veio a existir sob o império por causa do crescimento da cidade e o aumento nos negócios provinciais. Havia ao menos quatro outros grandes mercados especializados em produtos específicos. Os fóruns comerciais menores eram especializados em produtos específicos: Fórum Boário (Boarium) para comércio de gado; Fórum Holitório (Forum Holitorium) para os produtos hortícolas; Fórum Suário (Forum Suarium) para carne de porco; Fórum Piscário (Forum Piscarium) para peixes; Fórum Pistório (Forum Pistorium) para venda de pão; e Fórum Vinário (Forum Vinarium) que comerciava vinho. O fórum romano atraiu a maior parte do tráfego, mas todos os fóruns dependiam de uma infra-estrutura para os compradores e os vendedores terem acesso aos produtos.


fonte:
https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-foi-a-primeira-cidade-a-ter-1-milhao-de-habitantes/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minerva

https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_da_Roma_Antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha gostado do que encontrou aqui, comente o artigo que acabou de ler.

Mais Visitados: